31 de maio de 2011

Roteiro das observações arquitetônicas de BH

CAMINHADA ARQUITETÔNICA EM BH

Primeira parada: Viaduto Santa Tereza 

Av. Assis Chateubriand 809, Centro


CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS E HISTÓRICAS:

· Os dois arcos parabólicos é a parte mais importante e difícil do projeto do viaduto, onde se consumiu 700 metros cúbicos de concreto para fazê-los.


· Construído em 1929, o Viaduto Santa Tereza foi projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart. A inauguração se deu em setembro de 1929, porem o tombamento como patrimônio cultural aconteceu apenas na década de 90, transformando a travessia em parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça da Estação.


· A intenção era ligar os bairros de Santa Tereza e Floresta ao centro da cidade, onde pulsava a década da expansão industrial e da crescente inquietação dos intelectuais.            


Segunda parada: Complexo da Estação Ferroviária

 Estaçã Central, av. Dos Andradas-Centro


    Praça da estação(estatua do "peladão")
 Estação Central, Av. Dos Andradas- Centro


   Praça Rui Barbosa
 Praça Rui Barbosa, 104- Centro- BH- MG


Terceira parada:Igreja São José

 Rua Tupis, 164. Belo Horizonte MG


DESCRIÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DO ESCORPIÃO NO INTEIOR DA IGREJA


Ao entrar na igreja podemos achar o símbolo sodiaco de escorpião com mais facilidade da seguinte forma: entrando pela porta lateral direita da igreja, ao lado da porta haverá algumas janelas, ao olharmos a parte superior da segunda janela podemos notar que à o desenho desse símbolo de escorpião dentro de um circulo.


 
Quarta parada:prédio da prefeitura de BH
 Avenida Afonso Pena, 1212 - Centro
Belo Horizonte - MG


CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS:

*Prédio com estilo de art-decó com características como à geometrização, salientado pela imponência de seu torreão lateral esquerdo, vazado por grandes vitrais de concreto armado.

*Os vãos, os fechamentos e a descrição dos enfeites têm resquícios da arquitetura italiana e alemã das décadas de 20 e 30.

*Projetado em cinco andares, possui amplas escadarias da entrada, o pórtico, as portas e os portões principais, dão uma impressão de folga, de luz, de ventilação e de espaço. 


Quinta parada: Igreja da Boa Viagem

R. Sergipe, 175 - Região da Ns. da Boa Viagem

 Parada Final: Feira Tom jobim                                   


 Av. Bernado Monteiro entre Av. Brasil e R. dos Otoni 


ENTREVISTA:
Ao chegarmos à feira entrevistamos uma feirante chama Maria José, e ela nos ofereceu um importantíssimo conhecimento a respeito dessa maravilhosa feira.

*Pergunta: Quando Surgiu a feira Tom Jobim?

       RE: A Feira Tom Jobim surgiu em 24 de abril de 1982, na Praça da Liberdade, onde  permaneceu até 1991. O nome inicial era “Atelier Aberto e Feira de Antiguidades”. O evento surgiu de uma idéia da crítica de artes plásticas Maristela Tristão. Porem a feira teve que ser deslocada para seu endereço atual, pois os clientes da feira estavam destruindo o jardim da praça. A partir desse momento ela recebeu seu nome atual “feira Tom Jobim” e aos poucos, junto aos artistas, foram surgindo vendedores de comidas e bebidas. O movimento cresceu e a Feira ganhou a configuração que tem até hoje.

  * Pergunta: Por que a feira recebeu esse nome?

       RE: Chorinho, samba de raiz, MPB. As apresentações artísticas são o motivo pelo qual a Feira Tom Jobim recebeu o nome do maestro carioca. “O nome vem da proposição da Feira de ser um espaço característico de lazer e cultura, com músicas agradáveis e eventos”, comenta Maria José.
OBS: O nome foi oficializado pela Lei nº 7246, de dezembro de 1997, originada de um projeto do ex-vereador Betinho Duarte. A cerimônia de oficialização, em 1999, contou com a presença de familiares do compositor. Na época, Helena, irmã de Tom Jobim, classificou o quarteirão da Feira como “catedral verde”.

*Pergunta:Qual é a importância da feira para a cidade?

      RE: Ela é uma feira de lazer e cultura onde podemos encontrar comidas típicas de várias regiões do Brasil, além das músicas que são da melhor qualidade. Há alguns anos atrás havia também na feira uma barraca de alegria que contava histórias, mas, veio a fecha por falta de patrocínio.

* Pergunta: O que podemos encontrar na feira?

       RE: A feira é dividida em duas partes: uma dedicada a antiguidades, que conta com 30 expositores de móveis, objetos antigos e adornos. A outra, concentra cerca de 80 barracas com as mais diferentes culinárias do Brasil e exterior.


Escolha Livre:Palacio de Justiça
(mais conhecido como Tribunal de Justiça)

Avenida Afonso Pena, 1420 
    Centro, Belo Horizonte  


CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS:
*Imponente prédio em estilo neoclássico, erguido em 1911, onde podemos notar esse estilo na arquitetura dos grandes pilares de sustentação do prédio, a grande quantidade de janelas entre outras coisas.

*Um dos prédios mais luxuosos da capital foi construído na década de 20 e segue o modelo art-déco, onde notamos características esse “tema” nas grandes variedades de detalhes presentes.


 
 



8 comentários:

  1. Adorei o trabalho de vcs..
    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Adoro visita o blog de vcs!! parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa feira ke vc visitam.... costumo ir muito la...........
    Parabens pelo tarbalho

    ResponderExcluir
  4. Oi cunhadinha que belíssimo trabalho!!Cada parada mais linda que a outra. Ficou muito objetivo, A nossa sociedade necessita de jovens assim como voces.{Belo Horizonte cidade maravilhosa} Parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
  5. Ótimo trabalho, muito interessante o tema abordado, Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaís
    Belo trabalho, interesse e informativo.
    Adorei!

    ResponderExcluir